Um convite para enxergar o mundo com mais empatia. Assim pode ser resumida a história contada pela pequena Nina Maia, de 10 anos, no livro que irá lançar no dia 17 de maio (sábado) em Belo Horizonte. O tema central de 'A orelha que precisava falar" é a ansiedade infantil, diagnóstico cada vez mais presente na cotidiano das famílias na atualidade.
A autora mirim se prepara para uma sessão de autógrafos na obra em que conta a história real e de superação de uma menina que, ao lidar com sentimentos difíceis, começa a cutucar a própria orelha - gesto que o corpo dela encontrou para pedir ajuda.

"A orelha que precisava falar" convida crianças, pais e educadores a refletirem sobre os sinais silenciosos da ansiedade infantil, a importância da escuta sensível e o poder da expressão emocional como caminho para o acolhimento e o bem-estar.
A obra foi escrita durante conversas com a família - especialmente com a mãe, a médica Ana Carmen Mendonça, e com o pai, o professor de Direito Raphael Maia - e inspirada nas próprias experiências emocionais. Quem já leu garante que o texto toca pela profundidade e sensibilidade de Nina Maia com as palavras.