Após a conta de luz da Cemig passar por mudanças no layout - com a cor verde mais vibrante -, vídeos circulam nas
redes sociais relacionando as alterações a um possível golpe. Um alerta para reforçar quer as modificações na fatura
são reais foi feito nesta segunda-feira (26) pela própria estatal. Apesar disso, a precaução para não cair em fraudes
permanece. Segundo a empresa, para se certificar de que o boleto de cobrança é o correto, é necessário verificar os
dados bancários.
De acordo com a prestadora do serviço, o beneficiário para o pagamento será sempre "Cemig Distribuição S.A (cujo CNPJ é 06.981.180/0001-16)". Caso o transação financeira seja feita por meio do PIX, é preciso confirmar se o bando é o Santander do Brasil S.A. (033).
Para quem ainda ficar com dúvida, a Cemig orienta: "o uso dos canais oficiais da companhia é a principal forma de evitar prejuízos financeiros".
Atualmente, o débito da conta de luz pode ser verificado pelo WhatsApp da Cemig, no número (31) 3506-1160. Basta salvar o contato, enviar um “oi” e consultar eventuais pendências financeiras. As verificações também podem ser realizadas pelo Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br) ou pelo telefone 116, disponível 24 horas por dia.
Boletos falsos, supostos atendentes, códigos de pagamento fraudulentos
Segundo a estatal, há tentativas de fraude envolvendo boletos falsos, ligações de supostos atendentes bancários, clonagem de WhatsApp e código de pagamento fraudulento. "Por se tratar de um serviço essencial e recorrente, a conta de luz acaba sendo alvo frequente de estelionatários", acrescenta a Cemig.
Segundo o analista de Proteção da Receita da companhia, João Dornelas, os golpistas costumam abordar clientes com bom histórico de pagamento, o que aumenta a chance de sucesso da fraude: “em caso de qualquer dúvida sobre a autenticidade da cobrança, o cliente deve interromper o pagamento e procurar imediatamente os canais oficiais da Cemig para verificar a situação”, orienta.
Caso haja indícios de golpe, a recomendação é registrar Boletim de Ocorrência junto à Polícia Militar (PM).
Nova fatura da Cemig já é entregue aos consumidores
Desde o início do ano, a conta de luz passou por diversas alterações. Além da cor verde mais vibrante, houve a redução de termos técnicos e a presença de QR Code na área superior da conta, adicionado para pagamento via PIX. A fatura também conta com avisos de débitos anteriores e comunicados obrigatórios em destaque - antes posicionados ao fim da conta.
Outra mudança é a substituição do número de instalação pelo novo número da Unidade Consumidora, padronizado nacionalmente conforme determinação da Aneel. O novo código, com 15 dígitos, passa a identificar o imóvel nos canais de atendimento e nas faturas. Durante o período de transição, o número antigo continuará válido por até 12 meses, sem qualquer impacto no valor ou na forma de cálculo da conta de energia.
"O novo modelo de fatura é parte do processo de modernização dos sistemas da companhia, e a novidade traz uma linguagem mais simples, melhor organização das informações e destaque para dados essenciais", diz a Cemig.