Ação, que ocorre em agosto, visa conscientizar motoristas com dicas de segurança para evitar crimes
Focada na prevenção de furtos de objetos deixados no interior de veículos, a Operação Cidadão Conectado foi lançada pela Polícia Militar nesta quinta-feira (31). As ações serão concentradas na região central de Belo Horizonte.
A iniciativa tem como objetivo conscientizar os motoristas sobre medidas de autoproteção, com dicas aos motoristas que circulam ou estacionam em áreas mais visadas por criminosos.
De acordo com o tenente-coronel Eduardo Lopes, comandante do 1º Batalhão da PM, a operação será realizada ao longo de todo o mês.
“A ideia é sensibilizar as pessoas para evitar que seus veículos se tornem alvos de furtos. As áreas com maior incidência estão próximas a bares e estabelecimentos de lazer, como na região da Savassi, Lourdes, Centro e adjacências” afirmou o oficial.

A PM ressalta que é fundamental que a população fique atenta a situações suspeitas e acione imediatamente a polícia, sem esperar que o crime ocorra.
“É uma via de mão dupla. O olhar atento do cidadão, aliado ao trabalho da Polícia Militar, que já está nas ruas, faz toda a diferença “reforçou o tenente-coronel Eduardo.
Entre as recomendações da corporação, estão:
- Não deixar objetos de valor dentro dos veículos;
- Verificar se o local de estacionamento é bem iluminado;
- Investir em equipamentos de segurança, como alarmes e películas antivandalismo, que dificultam a ação dos criminosos.
Apoio de comerciantes
A ação conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). O vice-presidente de relações públicas e sociais da entidade, Fausto Isac, destaca a importância da iniciativa:
“A prevenção é essencial e vai evitar muitos golpes e crimes. A região central é um grande atrativo para o comércio, serviços, lazer, cinema. As pessoas vêm passear, e é preciso garantir segurança para que elas continuem vindo".