Após três dias, a greve dos garis em Belo Horizonte chegou ao fim nesta quarta-feira (21). Um acordo foi firmado após reunião com a presença de representantes da categoria, da empresa contratada pela prefeitura para executar o serviço e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Segundo a PBH, a coleta domiciliar já foi retomada nas regiões Leste, Nordeste e Noroeste. Desde segunda-feira (19), moradores das regionais têm sofrido com o lixo espalhados pelas ruas.
De acordo com o sindicato que representa os garis, o Sindeac, as reivindicações foram atendidas, o que garantiu o retorno imediato das atividades.
Dentre os compromissos firmados pela empresa, estão melhorias nas condições de trabalho, mudanças no pagamento de benefícios e garantia dos empregos. Veja as reinvidicações:

- Garantir a equipe de coletores composta de, no mínimo, 4 profissionais em até 5 dias úteis;
- Alterar a data do pagamento do vale-alimentação do dia 12 para o 1º dia útil de cada mês;
- Regularizar o recolhimento dos depósitos de FGTS de todos os trabalhadores;
- Pagamento do vale-transporte diretamente no contracheque, com o salário mensal;
- Estudo de viabilidade para implantação de um plano de saúde em até 30 dias;
- Providenciar, imediatamente, a manutenção preventiva e corretiva de todos os veículos
- Garantia de não dispensa dos trabalhadores, em razão da greve, pelo prazo de 60 dias;
- Não desconto nos salários dos dias parados.
Lixo acumulado será recolhido ao longo da semana, diz PBH
Segundo a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), o lixo acumulado nas regionais Leste, Nordeste e Noroeste será recolhido "ao longo da semana no menor prazo possível". Um esquema especial de operação que será colocado em prática, informou a SLU.
De acordo com o gari Tales Marcelo Alves, um dos líderes do movimento, mais de 3 mil toneladas de lixo se acumularam pelas ruas da capital. a sujeira, associada às chuvas dos últimos dias, aumento o risco de dengue e outras doenças, como leptospirose.
Por meio de nota, a Sistema Serviços Urbanos (Sistemma), responsável pela execução dos serviços de limpeza urbana, informou que as equipes já se encontram mobilizadas para regularizar integralmente os serviços.