O Atlético iniciou na Cidade do Galo um período de intertemporada voltado à recuperação física, recondicionamento do elenco e planejamento para a sequência da temporada, que terá cerca de quatro semanas de preparação até o retorno das competições oficiais.
A pausa ocorre após uma primeira metade do ano com sequência de jogos em intervalos curtos. Segundo o coordenador de fisiologia do clube, Roberto Chiari, o volume de partidas exigiu adaptação ao calendário. “O calendário foi muito condensado em função da parada para a Copa do Mundo. Tivemos uma sequência muito grande de jogos, atuando praticamente duas vezes por semana. Já disputamos 37 partidas nesta temporada, algo que alguns clubes europeus realizam ao longo de uma temporada inteira”, afirmou.

Chiari também detalhou o impacto do período anterior e a necessidade de recuperação do elenco. “Os atletas chegam ao final desse ciclo bastante desgastados. Eles realmente precisavam desse período de recuperação. É natural que retornem agora um pouco descondicionados, e isso já estava dentro do que esperávamos. O descanso também faz parte do processo de preparação para a sequência da temporada”, disse.
Os primeiros dias da intertemporada são dedicados a avaliações físicas e funcionais, com repetição de testes aplicados no início do ano. A proposta é comparar os indicadores atuais com os dados da pré-temporada e orientar o planejamento das cargas de trabalho.
“Estamos repetindo a mesma bateria de avaliações realizada no começo da temporada. Assim, conseguimos comparar os dados, entender como estão os níveis de força e condicionamento físico dos atletas e, a partir dessas informações, planejar de forma adequada as cargas de treinamento para este período”, explicou Chiari.
O preparador físico Ricardo Seguins destacou que o processo de avaliação é parte central da programação. “O segredo de uma boa prescrição está em realizar uma boa avaliação. Quando conseguimos identificar as individualidades de cada atleta, seja em relação à força, mobilidade, equilíbrio ou resistência, temos condições de construir um planejamento mais eficiente para cada um deles”, afirmou.
Durante o período inicial, o elenco será dividido entre atividades de campo e testes físicos, com coleta de dados para orientar a carga de treinamento. Seguins também comentou a necessidade de individualização no processo. “Cada atleta responde de uma maneira diferente ao mesmo estímulo. Por isso, precisamos entender o momento de cada jogador para definir a melhor estratégia de treinamento”, disse.
O clube também informou que parte do elenco segue em etapas diferentes de recuperação e transição física, o que leva a programações distintas entre os atletas. “Existem atletas que ainda estão em etapas distintas de recuperação e transição. Alguns nem realizarão todas as avaliações neste primeiro momento porque ainda precisam cumprir determinadas fases do processo junto ao departamento médico e à preparação física. Por isso, individualizamos toda a programação de treinamento”, completou Chiari.
A intertemporada também envolve integração entre fisiologia, preparação física, departamento médico e comissão técnica liderada por Eduardo Domínguez, com controle conjunto das cargas e atividades de campo para a sequência do trabalho na Cidade do Galo.